Dúvidas Frequentes

Perguntas mais frequentes sobre Concursos Externos
Central de Informações sobre Concursos (21) 2567-9994

1- Concursos e Editais

P: Onde vejo os concursos da FUNRIO?
R: Na página principal da FUNRIO www.funrio.org.br , existe um link chamado concursos. Ao ser clicado, serão exibidos todos os concursos separados por “Concursos Abertos”, “Concursos Em Andamento” e “Concursos Encerrados”. Se você desejar mais informações, clique sobre o nome do concurso e será exibido um resumo das principais informações e link de acesso ao edital, inscrições e resultados.

P: Estou querendo ver o Edital do Concurso na Internet, mas não consigo o acesso porque meu computador não “abre” arquivos em PDF. O que é isso?
R: A FUNRIO está utilizando, para divulgação de editais arquivos com extensão .PDF, para visualizar-se esse tipo de arquivo, você pode obter gratuitamente na Internet o software Foxit Reader (http://www.foxitsoftware.com/pdf/reader_2/down_reader.htm) ou Acrobat Reader (http://www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html) ambos gratuitos e instalá-lo no próprio computador, para uso particular.

2- Inscrições

P: Como fazer a inscrição?
Para fazer sua inscrição online, você deverá proceder da seguinte forma:
– Acessar o site www.funrio.org.br;
– Encontre na lista de “Concursos Abertos” o seu concurso;
– Clique no concurso e será exibido um resumo do Edital;
– Clique no link Edital e inscrições ou Informações Aqui e será exibida a página principal do concurso;
– Clique no botão [Inscrições] e será exibido o formulário de inscrição online;
– Preencha os dados solicitados e clique no botão de envio;
– Imprima o boleto para pagamento que será disponibilizado após o envio do formulário de Inscrição via Internet;
– Efetue o pagamento do boleto no banco indicado e com o valor impresso.

Para fazer sua inscrição nos postos de atendimento, você deverá proceder da seguinte forma:
– Acessar este site https://www.funrio.org.br;
– Encontre na lista de “Concursos Abertos” o concurso que você deseja se candidatar;
– Clique no concurso e será exibido um resumo do Edital;
– Clique no link Edital e inscrições e será exibida a página principal do concurso;
– Leia o Edital e identifique o Posto de Inscrição mais próximo de você;
– Vá até o Posto de Inscrição com os documentos exigidos no Edital;
– No Posto de Inscrição você receberá formulário de inscrição que deverá ser preenchido;
– O atendente da FUNRIO fará sua pré-inscrição e lhe entregará o boleto bancário;
– Efetue o pagamento do boleto no banco indicado e com o valor impresso.

P: Não consigo fazer minha inscrição via Internet de forma alguma. Existe outra maneira de eu inscrever-me?
R: Conforme está previsto no edital do Concurso, o candidato poderá fazer sua inscrição por meio de formulário específico, em locais também previamente definidos. Na página do concurso de sua escolha também estão disponíveis estas informações.

P: Ainda não recebi o Comprovante Definitivo de Inscrição. As provas já têm horário e local definidos?
R: Cada concurso possui regras específicas para a entrega do Comprovante de Inscrição. Leia atentamente o Edital e verifique quais são elas para o seu caso. Se os passos indicados no Edital foram cumpridos e mesmo assim não tenha recebido o Comprovante de Inscrição com as devidas informações sobre o local, e horário das provas, por favor, entre em contato com a FUNRIO pela Central de Atendimento para obter essas informações.

P: Quais os documentos que serão aceitos para a inscrição e acesso aos locais de prova?
R: Serão considerados Documentos de Identificação nos Concurso, para inscrição e acesso aos locais de prova, os documentos originais oficiais válidos em todo o território nacional, expedidos pelos seguintes órgãos: Secretarias de Segurança Pública e Justiça, Institutos de Identificação, Forças Armadas, Polícia Militar ou por Ordens ou Conselhos Profissionais regulamentados na forma da lei.
Não serão aceitos como Documentos de Identificação, por serem documentos destinados a outros fins: Carteira Nacional de Habilitação (com foto), expedida conforme o Código de Trânsito Lei nº 9.602, de 21/01/98, Carteira Nacional de Habilitação (modelo antigo), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, Passaporte, Certificado de Alistamento ou de Reservista, Crachá, Identidade Funcional ou qualquer outro documento diferente dos especificados acima.
Não serão aceitas cópias ainda que autenticadas.

P: Percebi erro nos dados da inscrição, o que fazer?
R: Entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento para que a possamos identificar o seu problema e, se possível, corrigir as informações necessárias.
Não será possível alterar o CARGO e número do CPF, portanto, ao fazer sua inscrição, você deverá prestar bastante atenção ao escolher o Cargo e digitar o seu CPF.

3-Pagamento

P: Onde posso pagar o Boleto Bancário?
R: O boleto bancário poderá ser pago no banco identificado na primeira linha do boleto ou em qualquer outro Banco conveniado.

P: Fiz minha inscrição, mas esqueci de imprimir o boleto para efetuar o pagamento. Como devo proceder?
R: Você pode gerar uma segunda via do boleto, disponibilizado no site do concurso. Isso feito observe, com muita atenção, a data de vencimento e o horário de funcionamento das agências bancárias, ou de seus meios eletrônicos, para que a quitação do boleto seja realizada corretamente no prazo estabelecido em edital. Lembre-se de que, só assim, sua inscrição será definitivamente efetivada.

P: Fiz o pagamento da minha inscrição no período previsto. Como saber se existe alguma pendência para minha inscrição.
R: A atualização de dados no sistema da FUNRIO é realizada diariamente com informações repassadas pelo Banco. Assim sendo, por favor, aguarde um pouco. Se após o pagamento do boleto bancário, você não receber a confirmação de sua inscrição, então, deve entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para que possamos verificar o seu problema. O boleto autenticado é a confirmação da inscrição efetuada via Internet.

P: O meu boleto está com vencimento para “tal” data. Ela já venceu. Será que eu perdi a minha inscrição?
R: Não. Você pode tirar uma segunda via do boleto.

4- Provas

P: Como saberei o horário e o local de minhas provas?
R: O horário e local das provas estão disponíveis no Cartão de Confirmação que você deverá ter recebido ou na internet www.funrio.org.br na página do concurso.

P: O que devo levar no dia da Prova Objetiva?
R: No dia da Prova, você deverá levar:
– Documento de Identificação original;
– Cartão de Confirmação de Inscrição;
– Caneta esferográfica de tinta cor preta ou azul.

P: Perdi meu Documento de Identificação. Poderei fazer a prova?
R: Sim. No dia da Prova, você será submetido à Identificação Especial e deverá apresentar:
– em caso de roubo ou furto, documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial emitido com prazo máximo de 30(trinta) anteriores à data da realização das provas.
– em caso de perda ou extravio, declaração própria com firma reconhecida, emitida com prazo máximo de 30 (trinta) anteriores à data da realização das provas.

P: Como serão realizadas as provas?
R: As Provas do Concurso serão realizadas, conforme especificado no Edital, como os concursos são diferentes uns dos outros, será necessário que você leia atentamente todo o edital.

5- Recursos

P: Em que período posso apresentar recurso contra uma questão de prova?
R: No edital, em item específico, constam todas as informações sobre esse assunto. Como não existe um concurso igual ao outro, leia atentamente o edital do Concurso a que se inscreveu.

6- Resultados

P: Fiz as provas para o Concurso e gostaria de saber minha classificação.
R: Leia atentamente o edital que regulamenta o Concurso. Nele está definido como será divulgada a classificação dos candidatos – pelo número de vagas, por nota mínima e ou outros. A divulgação dos resultados por etapas também será publicado e disponibilizado na Internet, no endereço www.funrio.org.br na página do concurso. Em caso de dúvida, ligue para a Central de Atendimento da FUNRIO.

P: Estou precisando de um atestado que comprove a minha classificação no Concurso Público realizado pela FUNRIO?
R: A FUNRIO não fornece qualquer tipo de atestado ou certificado relativo a seleção, classificação ou notas obtidas por candidatos nos concursos pelos quais ela se responsabiliza. Para tal fim, devem valer os resultados publicados nos Diários Oficiais do Estado ou Município envolvido.

Importante!
Os Concursos da FUNRIO estão disponíveis para acesso pela Página Principal e na opção Concursos em dois grupos:
1) Concursos Internos – São concursos para a UNIRIO ou HUGG. Central de Atendimento (21) 2567-9994
2) Concursos Externos – São concursos públicos ou de entidades externas. O Atendimento ao Candidato pode ser feito pela Central de Atendimento ao Candidato (21) 2567-9994 ou pelo email contido na aba “fale conosco” na página de cada concurso Fale Conosco.